Pedernet
NOTICIAS » POLITICA

15/12/2017 às 08h37min - Atualizada em 15/12/2017 às 08h40min

USP inaugura núcleo para capacitar estudantes e profissionais da saúde

Com a presença do reitor da universidade, Marco Antonio Zago, inauguração contou até com simulação de parto normal em boneco de última geração

USP inaugura núcleo para capacitar estudantes e profissionais da saúde

A Universidade de São Paulo (USP) em Bauru inaugurou, nessa quinta-feira (14), novas instalações: o Centro Integrado de Pesquisa 2 (CIP 2), a reforma da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e o Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde, alocado em bloco do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e que contará com equipamentos de simulação de atividades em saúde abertas para a rede pública.



Com a presença do reitor da universidade, Marco Antonio Zago, a inauguração do espaço voltado às práticas em saúde contou com simulação de insuficiência respiratória e até de um parto normal, procedimentos demonstrados em bonecos de última geração, que até piscavam os olhos. O núcleo servirá à educação dos estudantes, mas também à capacitação tanto de professores quanto de profissionais da rede de saúde pública municipal e estadual.



Para Zago, o núcleo representa um método inovador no ensino aos futuros médicos. "O curso começa com a proposta de ser extremamente moderno, em que o estudante, desde o primeiro dia de aula, vai para a prática médica e para a unidade básica de saúde, ao mesmo tempo em que começa a estudar os fundamentos para entender a medicina. É uma evolução no ensino da medicina o que estão fazendo em Bauru", elogia. 



O reitor destaca, ainda, o reflexo disso na comunidade em geral. "Vai trazer enormes impactos na saúde pública, porque a chegada de um curso de medicina atrai muitas modificações, tanto no próprio sistema de saúde local quanto na formação de profissionais de saúde inovadores, que vão estar aqui no mercado".



CONTATO ESTREITO



Nesse sentido de modificar a saúde local, o Núcleo de Educação e Capacitação atenderá não só os alunos de medicina, odontologia e fonoaudiologia, como também capacitará funcionários da rede pública local e regional. Para tanto, foi planejado de forma compartilhada entre universidade e SUS. As atividades serão pautadas em função das necessidades dos cursos, docentes, gestores e servidores da saúde, conforme explica o médico José Sebastião dos Santos, professor de cirurgia do aparelho digestivo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina do USP de Bauru.



"Temos um contato muito estreito com o município e Estado. Os gestores municipais e estaduais identificam o que está faltando em Bauru e região e iremos aproveitar esse espaço para montar as estruturas. É assim que os estudantes têm que se formar: entendendo que vamos trabalhar e aprender para atender a saúde da população", frisa.



Durante a inauguração do núcleo, simulações de situações reais no atendimento a pacientes foram demonstradas através de bonecos com tecnologia avançada. "É inovador. Eles simulam vários quadros, como um parto e paciente com insuficiência respiratória, que o aluno vivenciará no primeiro ano do curso para que, quando for para o hospital, tenha uma formação que permita uma intervenção mais eficaz", destaca a superintendente do HRAC-USP e diretora da FOB-USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.



Primeiro professor 



Também esteve presente nessa quinta-feira (14) o primeiro professor da Faculdade de Medicina da USP-Bauru (transferido do câmpus de Ribeirão Preto), o médico Gerson Alves, que lecionará cirurgia de emergência e trauma.



Questionado sobre o uso da tecnologia como forma de traçar diagnósticos, ele ressalta que o avanço tecnológico facilita a visualização do quadro clínico, mas destaca que o objeto principal do curso ainda preza pelo conhecimento humano. "O que mais importa são os casos clínicos que colocamos para a resolução, que são da própria prática do dia a dia. O treinamento de raciocínio de diagnóstico e tomada de decisões, como qual exames fazer ou medicações injetar, ainda é fundamental".



Eu queria voltar o meu curso de medicina estudando aqui", diz reitor da universidade



"Eu queria voltar o meu curso de medicina estudando aqui". A frase é do reitor da USP, Marco Antonio Zago, ao elogiar o núcleo de saúde inaugurado nessa quinta-feira (14) e a estrutura que a Medicina em Bauru oferecerá. "Está mais que aprovada. Tenho certeza que os estudantes vão se sentir acolhidos".



Zago termina o mandato no final do mês e quem assume o cargo é o professor da Escola Politécnica Vahan Agopyan, conforme o JC noticiou. A atual gestão foi marcada por medidas de austeridade: cortes de gastos e mudanças no processo seletivo, como as cotas.



Ao fazer um balanço de sua atuação à frente da universidade, o atual reitor disse que deixa a USP equilibrada do ponto de vista financeiro. "Deixo também com infraestrutura para fazer grandes mudanças. E a mudança mais importante, daqui para frente, é no ensino de graduação. A USP é a principal universidade da América Latina e precisa fazer uma evolução no ensino e essa evolução está começando em Bauru com um curso de medicina revolucionário".





CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

AUTOR/FONTE: Marcus Liborio/Douglas Reis

Flávio Dias

(flaviodias883@hotmail.com)

Veja também »

10/03/2018

Pedro Tobias defende novo pacto federativo para salvar municípios

Pedro Tobias defende novo pacto federativo para salvar municípios

21/12/2017

Três municípios terão unidades do Detran todas modernizadas

Três municípios terão unidades do Detran todas modernizadas

16/12/2017

Governo libera recursos de esporte a 27 cidades da região

Governo libera recursos de esporte a 27 cidades da região

15/12/2017

USP inaugura núcleo para capacitar estudantes e profissionais da saúde

USP inaugura núcleo para capacitar estudantes e profissionais da saúde

13/12/2017

Anvisa aprova vacinação em farmácias

Anvisa aprova vacinação em farmácias

09/12/2017

Boracéia: ENTREGA DAS 114 CASAS POPULARES COM O SECRETÁRIO RODRIGO GARCIA

Boracéia: ENTREGA DAS 114 CASAS POPULARES COM O SECRETÁRIO RODRIGO GARCIA

serviços

© Copyright 2018 | Pedernet | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS