Pedro Tobias defende novo pacto federativo para salvar municípios - Pedernet NOTICIAS » POLITICA »

10/03/2018 às 08h07min - Atualizada em 10/03/2018 às 08h09min

Pedro Tobias defende novo pacto federativo para salvar municípios

Pronunciamento foi feito na Câmara Municipal de Bauru, que sediou nessa sexta (9) reunião preparatória para o 62º Congresso Estadual de Municípios

Pedro Tobias defende novo pacto federativo para salvar municípios

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participou na manhã dessa sexta-feira (9), na Câmara de Bauru, da reunião preparatória ao 62º Congresso Estadual de Municípios, que será realizado de 2 a 7 de abril, em Santos.



Durante o evento organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), Pedro Tobias defendeu a necessidade urgente de um novo Pacto Federativo para que haja uma distribuição mais justa e equilibrada entre os entes federados, principalmente mais recursos para os municípios.



"A União centraliza os recursos e está cada vez mais distante das mais variadas e crescentes demandas sociais da população, que reside nos municípios e é o braço executor de todas as políticas públicas", ressaltou o deputado.



Pedro Tobias conclamou os gestores municipais a realizarem uma ampla mobilização para cobrar e exigir do governo federal uma distribuição mais justa dos recursos. "Se queremos realmente fazer mudanças estruturantes neste país, temos que começar pela compreensão de refundar a federação no Brasil. O país não pode mais ficar insensível ao drama de estados e municípios. Precisamos discutir em profundidade o atual quadro injusto de repartição de receitas, sob o risco de quebrar o princípio solidário do sistema federativo", alertou o parlamentar tucano e presidente estadual do PSDB.



O presidente da APM, Carlos Cruz, disse que as sete reuniões preparatórias que antecedem o Congresso Estadual de Municípios servem para colher propostas que serão entregues aos pré-candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo durante o evento em Santos. "A ideia é debater o futuro do país. E a iniciativa da APM serve para que os postulantes tenham conhecimento das demandas dos municípios paulistas, e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas a favor das administrações públicas para modernizar o Brasil e ampliar o número de cidades inteligentes", salientou Carlos Cruz.



Os prefeitos de Álvaro de Carvalho, de Balbinos, Boracéia, Borebi e Pongaí participaram do evento na Câmara Municipal de Bauru, além dos ex-prefeitos de Bariri Neto Leoni e de Itapuí José Eduardo Amantini.





CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

AUTOR/FONTE: JcNet

Flávio Dias

(flaviodias883@hotmail.com)